Psicóloga Responde

Dicas úteis para o dia-dia

Quero mudar e não consigo!

Caros leitores, compartilho uma entrevista onde dou dicas em como podemos mudar alguns vícios e atitudes prejudiciais para nós e porque é tão dificil esta transformação.

Que a leitura seja útil e prazerosa!

Porque mudar os hábitos e abandonar velhos vícios é tão difícil?

Cada um de nós encontra a própria maneira de ser e de viver que é a forma que nos foi possível para compensar, encobrir, conviver ou driblar nossas faltas, excessos, intrusões, carências, traumas, frustrações, superproteções, negligencias, privações, exigências, mimos ou sofrimentos desde que somos concebidos, no útero, ou até mesmo muito antes nos ideais de nossos pais. Este jeito peculiar de cada ser humano pode parecer aos olhos dos outros, e até de nós mesmos, uma forma às vezes incoerente, ou com vícios e até improdutiva, mas foi desse jeito que conseguimos nos equilibrar na vida apesar dos pesares. Esta forma as vezes cheia de vícios, improdutiva ou incoerente pode ter sido herdada da pessoa que foi nossa referencia no início da vida: mãe, cuidadores ou ambiente, mas, mais do que tudo é a maneira que encontramos pra sobreviver, é o que nos salvou do caos. Por exemplo, se somos compradores ou comedores compulsivos, pode ser a maneira que encontramos para tampar a carência que se formou dentro de nós e por isso sentimos necessidade de agregar objetos ou comida, como uma forma de “tapar o buraco”. O nosso excesso de tecido adiposo, ou o excesso de objetos que consumimos vorazmente é uma demonstração de que algo não vai bem é um pedido de socorro, e até uma esperança de sermos ajudados. Temos dificuldades em deixar a maneira viciante e improdutiva de ser porque de alguma maneira isto que nos faz mal, foi o que tínhamos para nos agarrar, foi nossa tábua de salvação e temos muito medo de deixa-la. E também, porque não nos conhecemos o suficiente para encontrarmos exatamente aquilo que vai nos preencher e realizar. Por isso é tão difícil largar antigos hábitos e vícios. Pode ser: cigarro, comida, mania de consumo, necessidade excessiva de namorar, enciumar, controlar, e por aí vai.    

É comum mulheres criarem empecilhos que atrapalhem nestas mudanças?

Sim, sentimos muito medo de mudar, porque temos medo do desconhecido e estes empecilhos são nossas resistências. Tanto homens quanto mulheres podem ter dificuldade em mudar. Talvez a herança cultural transformou a mulher num ser, as vezes mais dependente, então sente mais dificuldade em mudar porque não se responsabiliza por suas ações. Mas esta colocação pode ser questionável.

Porque esta autossabotagem pode acontecer?

Autossabotagem é realizar um dano a si mesmo impedindo que as coisas deem certo. Fazemos isto por várias razões, uma delas é porque queremos ser vítimas nessa vida, ou seja, criamos uma teoria sobre nós mesmos de que somos vítimas e inconscientemente trabalhamos no sentido que a nossa teoria sobre nós mesmos tenha êxito. Se deixarmos de ser vítimas, inconscientemente, corremos o risco de não sermos nada, ou sermos vilões. Outra possibilidade é o masoquismo.

É muito difícil notar esta atitude negativa?

Sim, como disse o grande filósofo francês Jean Paul Sartre: “O inferno são os outros”. Além disso, as pessoas não se responsabilizam pelas próprias ações. Sempre costumam procurar culpados nem que seja o destino. Quando começamos a nos responsabilizar pela nossa vida, ela melhora. Mas a primeira dificuldade é nos percebermos, e a segunda dificuldade é mudar.

Como podemos enxergar esta autossabotagem?

Responsabilizando-nos por nossos atos; pensando de forma útil e produtiva antes de agir; ou, fazendo uma boa análise com profissional.

Como podemos não cometer estes erros?

Isto é impossível, o ser humano é falível, ninguém tem bola de cristal para ver o futuro. Mas, o que pode ser feito para minimizar os erros é: entender que é errando que se aprende e aprender com a experiência. E mais do que tudo: desenvolvendo nosso aparelho para pensar.

Créditos: Léa Michaan – Psicanalista

Pós graduada em Psicoterapia Psicanalítica pela USP

Mestre em Psicologia Clinica pela PUC

Autora do livro Maly – Superação em forma de ficção

27 de Junho de 2012 - Posted by | quero mudar

8 comentários »

  1. Porque com 20 anos me sinto criança? é horrível e revolta-me

    Gostar

    Comentar por Maria | 19 de Dezembro de 2013 | Responder

    • Minha cara Maria, aceitar nossas falhas já é um grande passo! Fiquei pensando o que você chama de criança? Será que você quis dizer imatura? impulsiva? irresponsável? inconsequente? Pensando nesses termos você pode começar a mudar, tornando-se um pouco mais responsável e pensando um pouco mais antes de agir. Agora espero que a criança que habita em você e em todos nós fique viva, alegre, curiosa e criativa até o último de nossos dias!
      Um abraço,
      Léa

      Gostar

      Comentar por leamichaan | 20 de Dezembro de 2013 | Responder

  2. Como conseguir? São anos de fracassos subsequentes. Quase perdendo as esperanças…

    Gostar

    Comentar por Fulano deprimido | 11 de Janeiro de 2016 | Responder

    • Antes de desistir de você, que tal deixar um profissional te ajudar?
      Os pensamentos te dominam ao invés de você dominá-los! Uma terapia auxiliará a fortificar o seu ego e fazer você dominar a sua vida.
      Tente ligar pro meu consultório: 11 2628-1439,
      Não perca as esperanças,
      Um abraço,
      Léa

      Gostar

      Comentar por leamichaan | 11 de Janeiro de 2016 | Responder

  3. Olá tenho um grande problema ao meu ver, apesar de fazer coisas que ocupam meu dia todo ( a fazeres doméstico e trabalho ) sinto que sou preguiçosa e poderia fazer muito mais, mas não faço. Minto ou aumento depois me sinto péssima mas não consigo parar, trato minha filha mais velha muito mal, vivo cobrando e brigando com ela ( acho que é porque eu vejo nela tudo o que odeio em mim).
    Como faço para mudar e me sentir uma pessoa melhor

    Gostar

    Comentar por tania | 3 de Abril de 2017 | Responder

    • Adorei sua sinceridade!
      Você transfere para a sua filha magoas de relacionamentos antigos, pode ser com a sua mãe. Faz ela pagar o pato de seu sofrimento, se vinga nela aquilo que te fizeram e depois você sofre!
      Precisa quebrar este circulo vicioso!
      Um abraço,
      Léa

      Gostar

      Comentar por leamichaan | 4 de Abril de 2017 | Responder

  4. Tenho uma filha com meu ex marido.ele é viciado em crack e bebida estou sofrendo muito por q gosto dele ainda mais não quero fica assim.o q fasso?

    Gostar

    Comentar por Daniele de Oliveira Souza | 4 de Fevereiro de 2018 | Responder

    • Você está vivendo um conflito. Por um lado não o quer, porque percebe que ele é uma péssima influencia para a sua filha, por outro, não consegue viver sem ele, porque o ama. Que tal nem casar e nem descasar, ou seja, cada um no seu canto e vocês continuam namorando. Assim, você aproveita quando ele está lúcido e se afasta quando ele está fora do ar.
      Um abraço,
      Léa

      Gostar

      Comentar por leamichaan | 5 de Fevereiro de 2018 | Responder


Deixe um comentário