Psicóloga Responde

Dicas úteis para o dia-dia

Teatro para crianças, uma boa possibilidade para seus filhos

Esta foi uma entrevista que concedi à mídia sobre os benefícios da atividade de teatro para crianças. Vale a pena conferir!

Á partir de quantos anos é ideal que a criança comece a fazer uma atividade como o teatro?

Em termos práticos o brincar infantil é uma dramatização. A criança desde que aprende a falar, com 1 e 2 aninhos já inicia uma teatralização. Os bichinhos e os bonequinhos falam, brigam, brincam, se amam, se odeiam, imitam a mamãe, e por ai vai.

A diferença é que no teatro há uma encenação dirigida. Portanto, a criança pode começar aos 2 anos e meio, porém de forma que sua forma de ser e agir seja muito respeitada, seria mais brincar de teatro, por exemplo: como faz o risonho? E o chorão? E o zangado? Conforme a criança cresce pode-se dirigindo mais e mais seus movimentos. A partir dos 4 anos a criança pode encenar uma peça para os pais tranquilamente. Mas é muito importante aceitar e considerar a maneira própria da criança atuar para não comprometer a autoestima.

  • · Qual a importância do teatro para as crianças?

A criança teatraliza o tempo todo, podemos dizer que se o teatro tem sua origem histórica na mitologia grega, por outro lado, tem sua origem dinâmica, psíquica e emocional no brincar. As fantasias, são um substituto para as brincadeiras de infância.  A criança ao brincar, fantasia e  dramatiza. A criança adquire experiência brincando. As personalidades das crianças se desenvolvem através de suas experiências da vida e evoluem por meio de suas brincadeiras e fantasias. Ao

enriquecerem-se as crianças ampliam gradualmente sua capacidade de

captar a riqueza do mundo.

Pode-se constatar que as brincadeiras teatrais servem de elo entre a relação

da criança com seu mundo interno e externo e a realidade compartilhada.

Além disso, por meio do teatro a criança, assim como o adulto têm a possibilidade de expulsar, elaborar, compreender, evacuar e digerir um humor ou estado emocional incômodo por sua abundância. De tal modo que a dramatização atua como uma purificação ou purgação, ocasionando no auditório que se deixou

empolgar pelas paixões expressas, um deleite que no final do espetáculo, dá impressão de libertação e de calma, de apaziguamento, como se a peça tivesse dado a oportunidade para o escoamento do excesso de emoções. Se auxilia o expectador, age com muito mais veemência no ator que vive o personagem na própria pele.

  • · Ele pode ajudar no desenvolvimento escolar? Como?

No quesito escolar o teatro auxilia a criança intelectualmente porque ela treina para a peça estudando e aprendendo seu script. Quando uma criança aprende seu papel, não basta decorar a sua fala, é necessário que ela encarne e incorpore o que lê. Ela pode transferir este aprendizado para estudar as matérias escolares. Além disso, auxilia a criança a se tornar mais desembaraçada para se colocar, questionar e esperar a sua vez de falar. No teatro a criança também expande as habilidades sociais e amplia a intimidade com o próprio corpo e suas expressões. Tudo isto produz segurança e autoconfiança o é de grande auxilio para o desenvolvimento escolar e para a vida.

  • · Pode influenciar na educação da criança?

Sim, o teatro só pode acontecer com disciplina. É preciso desenvolver a capacidade de paciência e tolerância para repetir a cena, esperar sua vez de atuar, tolerar o erro dos outros, e fazer um trabalho em conjunto. Além disso, se acriança já teve a experiência de ser o centro das atenções no palco, não precisará tanta chamar atenção fora dos palcos.

  • · O teatro ajuda aquela criança tímida a ser mais desinibida futuramente?

Sem sombra de dúvida. O teatro auxilia a criança a perder o medo de se colocar frente aos outros, ser vista, ouvida, ser o centro das atenções. Ela aprende a se expressar. Conheço muita gente que fez aula de teatro para perder a timidez que é o medo de se expor, e de que os outros vejam suas falhas. O teatro é também uma maneira de apresentar nossas deficiências e não padecer por isso. Na comédia, por exemplo, o principal é que as pessoas “riam comigo e não de mim”. Todos somos falíveis e por meio do teatro treinamos ser falíveis diante de todos.

  • · Como fazer com que a criança não tenha um comportamento parecido ou se espelhe no personagem?

Se a criança tiver um comportamento parecido com o vilão ou se espelhe no bandido por exemplo, podemos dizer que no teatro ela pode ser mau, e que no teatro é possível ela treinar e experimentar todo o mau que ela deseja ser. O teatro é o local apropriado e adequado para ela exercer este mau. Fora dele haverá decorrencias: as pessoas desejaram ficar longe delas, elas se sentiram solitárias, más, pesadas, inadequadas e sofrerão consequências.

  • · Quais são os benefícios do teatro para a criança?

Através da atividade teatral a criança pode se exibir (exibicionismo é uma característica infantil), ser o centro das atenções, o que diminui a carência que toda a criança carrega, experimentar diferentes possibilidades de ser de forma socialmente aceita e própria sem prejudicar os outros. Aliviar tensões, desenvolver a capacidade de tolerar, ter paciência, aprender sua fala, treinar diferentes expressões faciais, corporais e da voz. Ela aprende a trabalhar em conjunto ou em grupo para um determinado fim. Ela se relaciona melhor com o próprio corpo. Desenvolve a capacidade de falar em publico e perde a vergonha de suas deficiências e falhas.  Fazer teatro é brincar, e é através da brincadeira que a criança cresce.

 

Meus créditos:

Léa Michaan – Psicanalista.

Pós-graduada em Psicoterapia Psicanalítica pela USP;

Mestre em Psicologia Clinica – Atende crianças, adolescentes, adultos e casais.

Autora do livro Maly – Romance envolvente e inspirador

Blog – https://psicologaresponde.wordpress.com/

 

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20 de Julho de 2012 - Posted by | Sem categoria

1 Comentário »

  1. É soq o meu amor é proibido mesmo daqueles q pai separa pq é novo e o minino espera más nu final foi embora

    Gostar

    Comentar por Estefani | 12 de Fevereiro de 2013 | Responder


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