Psicóloga Responde

Dicas úteis para o dia-dia

crianças que não comem bem

Minha cara leitora

Tenho recebido muitas cartas de mães reclamando que seus filhos não comem direito. Por isso decidi escrever sobre este tema.

Crianças pequenas (e até nós adultos) odeiam ouvir não, mas nós não podemos dar e ceder tudo o que eles querem, é claro. Então como resolver esta questão? Sendo muito criativa – Em primeiro lugar quando a criança pede bala, por exemplo, diga sim, depois da comidinha gostosa, você vai ganhar a sua balinha!
Em segundo lugar, na hora de alimentá-lo, entre em contato com você mesmo e procure perceber a qualidade emocional que prevalece neste momento: Você está agitada? irritada? de mal humor? já esperando que será uma guerra, talvez com as pedras na mão? Se for algo assim, ou parecido com isto será necessário transformar este sentimento.

Respire fundo e abra espaço subjetivo e emocional para realizar esta tarefa – Em outras palavras, desenvolva predisposição para a tarefa. Esqueça-se de todos os outros afazeres, você pode anotar num papel para libertar a mente. Anime o alimento, quando o arroz e feijão (quantidade bem pequena) estiverem na colher, diga: Eu sou o arroz e feijão e vou entrar na boquinha do “João” e depois que ele abrir a portinha que é a boca, vai me mastigar todinho, e eu serei engolido e vou escorregar até a barriguinha do “João” e ele vai ficar grande, forte, inteligente igual o papai (ou alguém que seu filho admira). Se ele não comer, finja que a comidinha ficou triste e que não quer entrar na sua boca ou de quem estiver do lado (faça esta brincadeira com amor).
Pode ser que ele queira comer sozinho. Ofereça alimentos que ele gosta. Pergunte o que ele quer, e coloque bonitinho no prato e deixe duas colherinhas. Não se incomode com a sujeira porque em dois minutos você limpa tudo!
Observe a sua maneira de negar as coisas que ele pede. Não diga “não” de forma agressiva. Fale com carinho que ele vai receber sim, só que depois, que a coisa que ele quer está quebrada, não está disponível…
Em geral a criança é agressiva imitando o jeito de ser da mãe. Ele é “impossível” para você porque sente que o acesso à você é impossível para ele, ou seja ele não se sente aceito, acolhido, compreendido na dor de não poder ter o que quer na hora que quer.

Não é preciso dar tudo o que ele quer, mas é importante fazer acordos e legitimar os sentimentos de frustração por ele não poder ter o que quer na hora que ele quer.

Nós esquecemos que somos adultos e podemos ter o que desejamos e precisamos segundo as nossas necessidades pessoais quando queremos. A criança é dependente e sofre, nossa tarefa é amenizar este sofrimento fazendo com que ela se sinta compreendida, acolhida e aceita em seus sentimentos.
Um abraço,
Léa

12 de Outubro de 2012 - Posted by | Sem categoria

8 comentários »

  1. amei, todas as suas maaterias, tenho lido u ma por uma ….
    por favor como faco pra mandar um pergunta pessoal tb?

    Gostar

    Comentar por gaby | 16 de Outubro de 2012 | Responder

  2. foi otima estas dicas

    Gostar

    Comentar por enilton | 4 de Novembro de 2012 | Responder

  3. a minha filha tem quase 3 ans e nao come nada eu tento de tudo , brincadeirinha influenciar cm algo que ela goste , pergunto o que ela quer cmer, faço , mas nao come na mesma; nada resulta, ela come duas colheres de sopa e fica cheia, nao come mais ,e se insistir da lhe vomitos, nao sei mais que fazer…

    Gostar

    Comentar por teles | 12 de Fevereiro de 2013 | Responder

    • Você gosta da comidinha que dá para ela? Você se sente muito ansiosa para que ela coma? Saiba que se você não gosta da comidinha que dá para ela, influencia para que ela também não sinta vontade de comer, e se você fica muito ansiosa para que ela coma, a sua ansiedade deixa-a saciada, mesmo sem comer ela fica “abarrotada” e exaurida com a sua ansiedade, porque os filhos captam o estado de espírito, a qualidade emocional da mãe. Você quer tanto, tanto que ela coma, que não resta mais este desejo para ela. Tente deixa-la comer sozinha, desligue-se um pouco, quanto mais você deixar de se ocupar do desejo de que ela coma, mais ela vai desejar comer.
      Um abraço,
      Léa

      Gostar

      Comentar por leamichaan | 12 de Fevereiro de 2013 | Responder

  4. meu filho tem 10 anos e não come nada não gosta de nada mas come bobeira quando tem, já tomou suplementos alimentar e resolveu por algum tempo e agora ele voltou a rejeitar alimentos o que devo fazer?

    Gostar

    Comentar por paulo henrique pereira de moraes | 26 de Maio de 2013 | Responder

    • Não se desesperar é o primeiro passo! O segundo passo é não ter em casa bobeira, assim ele ficara faminto na hora das refeições. O terceiro passo é sentarem juntos na hora das refeições, conforme ele vê vocês comendo com apetite, ele também comerá. O negócio é não ficar insistindo. Se você insiste, aí ele não come mesmo, porque a sua insistência além de ser um ganho secundário para ele, as crianças adoram ver os adultos com a mente e as emoções ocupadas com elas, ele já fica saturado com a insistência e perde a vontade de comer. Tente descobrir o que seu filho gosta e sirva!
      Sucesso,
      Um abraço,
      Léa

      Gostar

      Comentar por leamichaanLea | 28 de Maio de 2013 | Responder

    • Nunca ouvi dizer sobre uma criança que morreu de fome por rejeitar alimentos. Deixe de comprar bobeira. Tenha em casa frutas, cereais, arroz, feijão, carne, etc. Faça o teste ofereça a ele alimentos na hora das refeições. Se ele não aceitar, ele ficará faminto só em uma refeição na outra ele comerá o alimento. Não force e nem faça da hora de comer um drama. Coloque no prato de forma que apeteça, e logo você verá que seu filho vai começar a comer!
      Um abraço,
      Léa

      Gostar

      Comentar por leamichaan | 3 de Junho de 2013 | Responder


Deixe um comentário