Psicóloga Responde

Dicas úteis para o dia-dia

Como ser feliz? Reencontrando a esperança!

 

A pessoa psiquicamente mais adoecida é aquela que perdeu a esperança.

Quando digo esperança, é preciso destrinchar o significado desta palavra porque é útil ao colocar palavras num texto, saboreá-las até sentir o seu gosto e nutrir-se delas, transformando as palavras em pás que nos escavam nos alargam e aprofundam. Assim, a palavra ganha poder de nos fazer pessoas maiores.

Portanto, vamos pensar sobre o significado da palavra esperança, ou transforma-la em pá:

Esperança é a crença de que existe algo para esperar, almejar, acreditar, confiar e por isso vale a pena o esforço, que então deixa de ser esforço para se tornar vigor e ânimo que surgiu na certeza de que algo existe em algum lugar e em algum momento brotará.

Quanto maior for a esperança maior será a dedicação.

Mas, onde esta a esperança?  Encontra-se em dois lugares: 1- fora de nós. Trata-se de um fora com duas conotações: O fora espacial, que é no mundo, e o fora temporal que é na vida, no percurso de nossas vidas.

2- Dentro de nós, quero dizer que a esperança brota a partir da crença em nossos recursos e em nossas capacidades.

A felicidade encontra-se na intensidade, na duração e na frequência de nossa esperança interna e externa.

O ato de confiar na vida, no mundo e, principalmente em nos mesmos, nos invadi de energia e animo para realizar. A ação realizante é a felicidade em si. Realizar engloba o processo, o trabalho, o afinco e a dedicação, e quando digo dedicação refiro-me ao amor que emerge durante o feitio do trabalho.

Felicidade e esperança são amigas inseparáveis, uma não existe sem a outra. Portanto quando estivermos em busca da felicidade, procuremos a esperança e ao avistá-la estamos avistando a felicidade.

 

Léa Michaan,

21/07/2013

Anúncios

21 de Julho de 2013 - Posted by | felicidade e esperança |

6 comentários »

  1. Fantástico Léa!

    Nunca imaginei, a felicidade e a esperança andam de mãos dadas!
    Temos que ter a convicção de que vamos conseguir a tão almejada felicidade, querer é poder.Temos que acreditar em nós próprios, com muita garra e ação.

    Um grande abraço,

    Manu

    Gostar

    Comentar por Manu | 21 de Julho de 2013 | Responder

  2. Olá! Gostei do blog e partilho o depoimento emocionante de ALINE quando completou 49 anos.Com toda sua sensibilidade tenho certeza que irá gostar. http://www.youtube.com/watch?v=dSagrGrBeCw&feature=share&list=UUBvY_tI9xN0wVbBqJMxSr6g . Veja os outros vídeos também. Abraços

    Gostar

    Comentar por luz13 | 5 de Agosto de 2013 | Responder

  3. Olá Dra! Amei sua página, me possibilitou a compreender um pouco mais sobre minhas emoções, quando você coloca que a felicidade anda de mãos dadas com a esperança, muito interessante !! Abc

    Gostar

    Comentar por Maria do Socorro | 13 de Janeiro de 2014 | Responder

  4. Depois que minha ex-noiva separou de mim pra ficar com outro á 10 meses eu não sei mais o que é esperança, foram destruídos meus sonhos metas objetivos e a própria esperança com isso, ainda estou a procura de uma nova motivação pra viver , de momento nem sei o que está impulsionando minha vida.

    Gostar

    Comentar por helber81r | 6 de Maio de 2014 | Responder

  5. Olá, você transformou esta moça no rumo da sua vida e não consegue transitar nas outras áreas da vida com afetividade. As outras áreas são: trabalho, estudos, viagens, passeios, amigos, lazer, viagens, outras moças, etc… Não é nada saudável ter um único foco, um único objetivo, uma única meta que era ela. Que tal se abrir para novas possibilidades? Acredite que existem muitas áreas da vida que podem ser fontes de alegria, basta se abrir para elas, e você ainda se mantém fechado para esta moça depois de tanto tempo. Você está literalmente morrendo de amor por ela. Digo morrendo de amor, porque morreu para todas as outras coisas. Pense nisso!

    Gostar

    Comentar por leamichaan | 6 de Maio de 2014 | Responder

    • Muito obrigado, uma ótima observação e algo a ser pensado.

      Gostar

      Comentar por helber81r | 7 de Maio de 2014 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: