Psicóloga Responde

Dicas úteis para o dia-dia

Adolescente tem aparência bizarra!? Saiba porque e como podemos lidar com isso!

Este vídeo é a resposta que dei a uma mãe que me escreveu muito preocupada com as espinhas e a aparência bizarra, ou seja, em plena transformação do seu filho adolescente. Isto acontece porque o adolescente é como a fera da bela e a fera quando atravessa a transformação de fera em príncipe. Os adolescentes estão tomados de hormônios que os tornam verdadeiras feras, na aparência e também no humor. Aos poucos eles sofrem mutações físicas e nós olhamos para nossos filhos e os achamos tão esquisitos, a boca, o nariz, os olhos, as espinhas tudo em plena transformação, mudando de forma mesmo! Se isto acontece com seu filho, fique tranquila faz parte desta etapa da vida!

Assista o vídeo e aprenda a lidar com isso!

18 de Junho de 2015 - Posted by | adolescentes |

2 comentários »

  1. Olá, Léa, sou Igor e tenho 13 anos. Eu quero estudar, quero ler os livros da escola e não consigo. Só consigo jogar, e estudar coisas que não precisam de leitura. Por exemplo: eu amo assistir séries que falam sobre o cérebro, curiosidades, truques, entre outras coisas, como os seriados do canal national geografic: “O Mundo é dos Espertos” e “Truques da Mente (Brain Games)”. E TUDO, tudo MESMO o que eu faça, como dormir assistir essas series, jogar, mecher no celular, conversas, TUDO além de estudar me parece errado e me deixa com a consciencia pesada de saber que posso repetir de ano!! E tambem, as materias que estou aprendendo atualmente na escola, na minha opiniao sao inuteis em toda a minha vida!! Como o que estamos aprendendo em historia, matematica, portugues, espanhol, ciencias!! O que faço? Pois minha mãe fica pegando no meu pe, e quer sempre contratar professoras particulares, e eu me sinto com a consciencia mais pesada ainda, pensando que eu não preciso dessas pessoas, eu consigo estudar, eu sei estudar, e que eu estou perdendo um tempo desnecessario, um dinheiro dos meus pais desnecessario, e estou decepcionando meu pai!! Portugues, por exemplo, eu era exemplar ate o ano passado, mas agora, o que aprendemos é tão inútil que meio que me recuso a aprender. E para piorar, enquanto isso, o meu irmao tira de 8 para cima, sem estudar, sem fazer nada, em TODAS as materias, menos espanhol, porque ele não gosta de espanhol!!! E eu passo o dia com ÓDIO, raiva. E parece que isso não passa!!!!
    Pode me ajudar de alguma forma, Léa??
    Muito obrigado

    Gostar

    Comentar por Igor | 26 de Julho de 2015 | Responder

    • Meu caro Igor, a sua mensagem é muito inteligente e pode ajudar muitos jovens que sofrem sendo obrigados à estudar o que não interessa. Estudar é uma ação na qual a gente investe nosso precioso tempo de vida, nosso corpo, nossa mente e nossos sentimentos, tanta dedicação e entrega pra algo que não tem utilidade pra nossa vida se torna um castigo. Concordo com você! Na minha opinião você é um garoto muito inteligente, até mais do que estes que tiram nota alta porque sentem-se “motivados” a estudar só pela nota ou porque temem perder o amor dos pais, isto se chama neurose. Você é maior. No entanto você sofre porque vive um dilema, se não estudar, pode pegar recuperação ou magoar e dar gastos desnecessários pros pais. Estou admirada que um garoto tão jovem tenha tanta lucidez. Saiba que tenho muitas criticas a este método de ensino torturante. Existe um autor chamado Rubem Alves que escreve sobre educação e acha terrível o nosso método de ensino. Não existe nada pior do que ser obrigado a estudar algo que não tenha nenhuma utilidade. Outra coisa, a comparação é o veneno da nossa vida, não é justo você se comparar com o seu irmão, pode ser que os professores dele tornam a aula interessante. Enquanto pra você a aula não é interessante e você “viaja”.
      Não sei se te ajudei objetivamente, mas sei que agora você se sente compreendido, e isto nos faz bem! Fica uma dica, se o professor particular te ajuda no sentido de você se sentir mais motivado, aceite! Cá pra nós, seus pais não sabem, mas o fato de você não conseguir estudar coisas inúteis, é sinal evidente que você tem personalidade e é muito inteligente e esperto!
      Te desejo toda a felicidade do mundo!
      Um abraço,
      Léa

      Gostar

      Comentar por leamichaan | 27 de Julho de 2015 | Responder


Deixe uma Resposta

