Psicóloga Responde

Dicas úteis para o dia-dia

3 comentários »

  1. Olá doutora Lea, sou uma pessoa irônica e sofro com isso pois 99% das pessoas não entendem ironia. É muito complicado falar algo com a intenção de brincar, descontrair e as pessoas te julgarem grosseira, indiscreta. Já tentei parar de ser mas é algo que faz parte da minha personalidade. É muito ruim ser mal interpretada. Sinto que tenho um grave defeito, que as pessoas não me entendem. Falo e depois tenho que dizer “to brincando”. Na minha cabeça todos vão entender e achar engraçado mas nem sempre é o que acontece. Tudo é levado ao pé da letra. Depois qdo vejo que alguém julgou errado me sinto péssima e fico me martirizando e me sentindo a pior pessoa do mundo. É horrível! Muitos dizem que ironia é humor de pessoas ácidas, arrogantes, infelizes. Isso me assusta, não vejo dessa forma, não é a minha intenção. Já fiz milhões de auto análises e já melhorei muito mas volta e meia acabo sucumbindo e quando me dou conta já falei algo irônico e começo a me odiar por isso. Isso acaba me tornando cada vez mais calada e fechada com as pessoas por ter medo de ser mal interpretada, criticada. Me sinto insegura, com vergonha de ser quem sou. Como posso melhorar isso? Grata

    Gostar

    Comentar por Fernanda | 14 de Março de 2016 | Responder

    • A ironia pode falar verdades que as pessoas não querem ouvir. Você pode aprender com a experiência que isto magoa e então pensar mais antes de falar. Cada vez que você for dizer alguma coisa, pense se isso que você vai dizer é melhor do que o silêncio ué paira. Se não for melhor que o silêncio, se alguém pode se magoar, melhor não dizer nada!
      Um abraço,
      Léa

      Gostar

      Comentar por leamichaan | 22 de Março de 2016 | Responder

  2. Oa peixes são o subconsciente?

    Gostar

    Comentar por lj | 6 de Setembro de 2016 | Responder


Deixe uma Resposta

