Psicóloga Responde

Dicas úteis para o dia-dia

Por que falamos coisas que agridem, atacam e ferem as pessoas? E como lidar quando os outros falam coisas cruéis para nós.

Às vezes somos tomados por sensações, pensamentos ou sentimentos muito ruins. Análogo à quando comemos algo que está estragado e nos faz mal, não conseguimos digerir e evacuar aquilo que está dentro de nós e precisamos vomitar. Isto é, a coisa ruim transborda porque é intolerável para nós, portanto, não conseguimos contê-la dentro do nosso organismo.

A mesma coisa acontece no nosso psiquismo, quando somos invadidos por pensamentos e sentimentos ruins, não conseguimos conter este mal estar dentro de nós e isto transborda e magoamos e ferimos as pessoas. Depois nos sentimos péssimos com a gente mesmo, porque estas ações nos transformam e pessoas cruéis, sadicas, agressivas e afastam os outros de nós. Por isso, é muito importante a gente entrar em contato com os sentimentos e pensamentos que nos acometem e tentar nos perceber e expulsar estes pensamentos ruins que geram sentimentos ruins também. E encontrar bons pensamentos para por no lugar dos maus. Nos perceber invejando ou nos comparando e interromper o mal estar que estas condutas internas causam em nós é o primeiro passo para nos tornarmos infernos ambulantes. Porque a inveja é a comparação tem o poder de destruir tudo de bom que temos, estes mecanismos localizam o bom no outro e o mau em nós. Este é o jeito mais rápido de chegarmos ao inferno e de nos tornarmos infernais. E encontrar motivos para nos sentirmos gratos com a vida, o mundo, e também encontrar coisas criativas e úteis para nós ocupar porque realizar trás bons sentimentos. 

Agora que sabemos o que faz a gente se tornar agressiva, podemos compreender o que faz o outro ser assim também. E da próxima vez que alguém te disser algo cruel, ao invés de você ficar ofendido(a), lembre-se que está pessoa está transbordando, que pode não ser nada pessoal, e mesmo que for, talvez isto aconteceu porque até agora você não sabia lidar com o teu mal estar e despejava no outro. A partir de agora, exercite o seu bem estar e consequentemente, como num passe de mágica, as pessoas que estarão próximas de você também se sentirão bem ao seu lado. Todos nós exalamos o que há dentro de nós, por isso é vital olhar, refletir e cuidar do nosso mundo interno,

Um abraço,

Léa

Anúncios

28 de Maio de 2016 - Posted by | relacionamento humano

10 comentários »

  1. Bom dia, Léa. Tenho uma certa dificuldade em entender a diferença entre personalidade,  caráter e temperamento. Teria como você esclarecer, por favor, a diferença entre eles e, se possível, citar exemplos práticos? Já pesquisei em vários sites de psicologia, no entanto, todos são repetitivos e confusos. Em qual deles se “encaixaria” a parte moral e ética do indivíduo  (seria o caráter)? Minha personalidade pode influenciar meu caráter?  Qual é a relação entre personalidade e temperamento? Ou os dois são a mesma coisa? Tenho lido alguns dos seus posts e são bastante esclarecedores.  Se vc já tiver feito alguma explicação anterior,  me envie o link, por gentileza.Desde já agradeço tá? Abraços,  Kenya.

    Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.——– Mensagem original ——–De: Psicóloga Responde Data: 28/05/2016 10:08 (GMT-03:00) Para: familiasouzafagundes@hotmail.com Assunto: [Novo artigo] Por que falamos coisas que agridem, atacam e verem as pessoas? E como lidar quando os outros falam coisas cruéis para nós.

    leamichaan posted: “Às vezes somos tomados por sensações, pensamentos ou sentimentos muito ruins. Análogo à quando comemos algo que está estragado e nos faz mal, não conseguimos digerir e evacuar aquilo que está dentro de nós e precisamos vomitar. Isto é, a coisa ruim transb”

    Gostar

    Comentar por Familiasouzafagundes familiasouzafagundes | 30 de Maio de 2016 | Responder

    • Personalidade, caráter e temperamento são características distintas. Caráter está ligado aos nossos valores e princípios. Quando dizemos este é um homem que tem caráter, estamos querendo dizer que é uma pessoa que tem valores éticos, tem dignidade e que não se “vende”, que é uma pessoa que mantém a palavra, que a gente pode confiar.
      Já a personalidade está ligada com o perfil de uma pessoa, o jeito peculiar desta pessoa lidar com a vida, o mundo, os outros e até com ela mesma. Seus gostos, seu modo de ser, as coisas que ela escolhe para dizer, vestir, pensar, se envolver na vida, etc.
      Por fim, o temperamento está relacionado á paciência, tolerância e o modo que a pessoa lida com as coisas que a afetam. Pode ser uma pessoa mansa, agitada, facilmente irritável ou dificilmente irritável. Este é o temperamento. A palavra temperamento está ligada a palavra tempero, podemos dizer que é a maneira que a gente espontaneamente tempera as emoções que nos afetam.
      Espero que eu tenha sido clara,
      Um abraço,
      Léa

      Gostar

      Comentar por leamichaan | 31 de Maio de 2016 | Responder

  2. Obrigada, pela ajuda.

    Gostar

    Comentar por Eliane Vieira | 30 de Maio de 2016 | Responder

  3. Obrigada

    Gostar

    Comentar por ione brito | 31 de Maio de 2016 | Responder

  4. Gostaria que falasse sobre a relação das pessoas com o dinheiro (medo de gastar de mais…); Acumular coisas com medo que falte mais tarde; Prefeccionismo. Procrastinação.

    Obrigado

    Gostar

    Comentar por lj | 7 de Setembro de 2016 | Responder

    • Obrigada pelas dicas dos temas!

      Gostar

      Comentar por leamichaan | 19 de Setembro de 2016 | Responder

  5. Nunca pensei por esse ponto de vista. Agora vou prestar mais atenção, obrigado

    Gostar

    Comentar por Alan | 9 de Fevereiro de 2017 | Responder

  6. “Por que falamos coisas que agridem, atacam e ferem as pessoas? E como lidar quando os outros falam coisas cruéis para nós.”
    Boa tarde. Falando sobre este tema, eu vivo maritalmente com o pai dos meus filhos à 17 anos. Tivemos 4 anos de namoro. Infelizmente o meu marido é uma pessoa assim… sempre a transbordar…Principalmente quando bebe. Durante o namoro eu achava que com o tempo ele ia mudar. Depois passamos a viver juntos e nunca mudou. Eu fui sempre arranjando desculpas para justificar aquele mau feitio, dizendo que era da bebida. Mas hoje vejo que ele nunca vai mudar e a razão de tanta estupidez não é da bebida. Ele é assim! Ele demonstra prazer em ofender, em humilhar, em ser desagradável, até a frente dos nossos filhos. Acho que ele é sádico. Nem sei como aguentei esses anos todos.

    Gostar

    Comentar por Euridisse Vergara | 5 de Fevereiro de 2018 | Responder

    • Pode ser que esse modo de destratar os outros comunica o modo como foi tratado na infância, e hoje sente prazer em se vingar nos outros. Ele devolve ao mundo, o que sente que o mundo fez para ele.
      Precisa de terapia, para se conscientizar, pode ajudar.
      Você não tem obrigação de aguentar, nem de pagar o pato do que ele sofreu na infância,
      Pode mostrar esta mensagem, para ele!
      Um abraço,
      Léa

      Gostar

      Comentar por leamichaan | 5 de Fevereiro de 2018 | Responder

      • Realmente é mesmo isso.
        Toda a infância e juventude dele foi de agressão. O pai fazia o mesmo a mãe. E a mãe aguentou até a morte.
        Para ele é normal ser assim, porque diz que foi assim que ele cresceu.
        Eu faço terapia porque desenvolvi problemas sérios de ansiedade.
        Mas ele não aceita fazer terapia. Ele diz que isso é coisa de gente rica.
        O que eu faço é moralizar meus filhos para serem pessoas boas.
        Obrigada pela atenção,
        Um abraço
        Euridisse

        Gostar

        Comentar por Euridisse Vergara | 7 de Fevereiro de 2018


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: