Psicóloga Responde

Dicas úteis para o dia-dia

Inspiração – Como acontece o processo da inspiração

Inspiração não acontece como um passe de mágica. Inspiração não vem do nada, e nem cai na nossa cabeça como um raio. A inspiração requer transpiração, trabalho, envolvimento e, principalmente, busca. Para atingirmos o estado de inspiração precisamos procura-la no que cai em nossas mãos em nossos olhos em nossa mente, nos cinco órgão dos sentidos e estarmos alertas, buscando, espreitando, procurando algo que entra como um sopro em nossa alma e para o que daremos vida.  O estado de procura é abrir-se para receber o que há. é aquilo que escapa da mera concretude e que somos capazes de esculpir com um sopro de vida. A inspiração é a escultura lapidada de ideias, criatividade, emoção e que ao encontrar-se com nosso ser recebe o salto poético e transforma-se em algo emocionante que desperta compreensão, enriquecimento,  inspira, envolve, é belo e surpreendente.

Somente o trabalho árduo, a procura, a implicação, a busca pelo estado de inspiração, a procura pela qualidade emocional de sentir-se inspirado faz com que ela surja. Vem de fora? Vem de dentro? De onde vem? A inspiração nasce do encontro entre o interno e o externo. Um bom e fecundo encontro entre nossos órgãos dos sentidos e o que há no ambiente nos fertiliza, fecunda e nos engravida de inspiração. A incubação, a elaboração, e a preparação desta inspiração equivale a  gravidez. Trazer ao mundo a inspiração em forma de qualquer tipo de arte é parir, é dar a luz para que aquela inspiração possa ter uma via de existência no mundo e o mundo possa beneficiar-se dela bebendo e alimentando-se de suas águas.

Anúncios

22 de Julho de 2012 - Posted by | inspiração

2 comentários »

  1. UAU FAZ TODO UM SENTIDO…SEMPRE QUIZ ENTENDER O QUE INSPIRA…ESTA EXPLICADO…É PROFUNDO!

    Gostar

    Comentar por DANIELA RAMOS | 8 de Setembro de 2012 | Responder

  2. Apreciei muito a explicacao sobre inspiracao! acredito mesmo que a inspiracao e a busca de algo com significado que precisa ser exposto… Quando tenho uma ideia, busco logo uma inspiracao para faze-la fluir… quando sinto a necessidade de dar expressao a um pensamento, ou mesmo colocar algo em pratica, procuro por inspiracao, para dar um impulso a ideia inicial. Sempre tive exito quando recorri a esse mecanismo inspiracional.
    Parabens pela materia.

    Gostar

    Comentar por tony oliveira | 23 de Janeiro de 2013 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: